Custo de Oportunidade

 1. Explicita o conceito de custo de oportunidade. Ilustra-o referindo dois exemplos.

custo de oportunidade refere-se a algo que um indivíduo tem de abdicar para obter outra coisa que deseja. Está ligado à escolha, à renúncia e à escassez. Por exemplo, se alguém opta por comprar uma casa, significa que está a desistir  de outras possíveis alternativas, ou uma ida ao teatro que implica que nesse mesmo horário não possamos ir ao cinema, seja por via de uma restrição temporal ou monetária. Portanto, trata-se da oportunidade que o indivíduo abre mão para conseguir outra.


2. Utilizando o conceito de custo de oportunidade, confronte a hipótese de terminar o Ensino Secundário aos 17 anos com a alternativa de o terminar mais tarde.


Terminar o Ensino Secundário mais tarde pode resultar em um atraso no início da carreira, o que significa que a pessoa começaria a ganhar dinheiro mais tarde. Consequentemente a sua progressão na carreira será mais tardia. Se começarmos a trabalhar mais tarde vamos estar a viver mais tempo as custas do dos nossos pais. E se terminarmos o ensino mais cedo e com uma nota final boa conseguiremos entrar mais facilmente na faculdade.


3Compare o custo de oportunidade associado às aulas num colégio privado relativamente a uma escola pública.


O custo de oportunidade associado às aulas numa escola pública em comparação com um colégio privado pode ser analisado sob diversas perspectivas, levando em consideração alguns fatores como os custos financeiros (nos colégios particulares tem que se pagar uma mensalidade enquanto a escola pública é gratuita).As escolas públicas oferecem uma educação de qualidade, mas muitas vezes deparam-se como turmas superlotadas e recursos limitados. A escola pública é acessível a todos, enquanto que os colégios particulares são acessíveis a quem possa pagar a sua mensalidade. Isto leva a que na escola pública exista mais diversidade de pessoas. Uma diferença também entre ambas é que na escola pública pagam melhor aos professores comparando com os colégios, pois este quanto menos pagarem aos seus funcionários mais iram lucrar. Normalmente, os colégios privados oferecem infraestruturas de alta qualidade e uma educação com maior abordagem individualizada (turmas menores).

O custo de oportunidade associado às aulas num colégio privado relativamente a uma escola pública é o dinheiro que poupamos todos os meses.

4. Observe que a fronteira de possibilidades de produção apresenta os pontos em que é máxima a eficiência da economia na produção de espingardas e manteiga.
4.1. Explique porque não são alcançáveis pontos exteriores, como I.

A razão pela qual os pontos exteriores à fronteira de possibilidades de produção, como o ponto "I", não são alcançáveis, é porque eles representam uma produção que é atualmente impossível dadas as limitações tecnológicas ou de recursos da economia.


4.2. Explique porque são ineficientes pontos interiores, como U.

A economia não está a utilizar os seus recursos de forma eficiente pois os pontos dentro da fronteira de possibilidade de produção, como o U, indicam que a economia não está a produzir a quantidade máxima possível de pelo menos um dos bens (manteiga ou espingardas) com base nos recursos existentes. 

4.3. Calcule o custo de oportunidade de produzir mais 3 milhares de espingardas quando passa de C para A. Justifique.


 No ponto C conseguimos produzir 2 milhões de quilos de manteiga e 12 milhares de espingardas e no ponto A 15 milhares de espingardas e 0 quilos de manteiga. Ao passar do ponto C para o Ponto A estamos a abdicar de produzir 2 milhões de quilos de manteiga. O custo de oportunidade é isto mesmo para produzirmos mais 3 milhares de espingardas tivemos de abdicar de produzir 2 milhões de quilos de manteiga, ou seja, o custo de oportunidade de passar de C para A é a manteiga que se prescinde para produzir mais espingardas (2-0= 2 milhões de quilos de manteiga).

5. Explique porque muitas vezes é difícil calcular o custo de oportunidade associado às decisões políticas ou à construção de infraestruturas.


Muitas vezes é difícil calcular o custo de oportunidade no contexto de decisões políticas ou construção de infraestruturas, pois só conseguimos fazer uma avaliação subjetiva (é difícil calcular os custos e os benefícios).


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