Necessidades- noção e classificação

 1. Escreve uma composição centrada nas necessidades que satisfazes quotidianamente utilizando dez dos termos que se encontram a negrito acima.

No nosso dia a dia todos nós sentimos necessidades (como por exemplo: educação, vestuário e saúde). No nosso quotidiano praticamos com regularidade necessidades económicas e necessidades não económicas. Passear, dormir, respirar e conversar com alguém são exemplos de necessidades não económicas (são necessidades satisfeitas com bens que têm um preço nulo). Fazer a nossa alimentação é um exemplo de uma necessidade económica (pois implica bens com um preço superior a zero). A necessidade que todos nós temos de consumir alimentos quanto à sua importância é primária, pois é indispensável à sobrevivência. Um fator relevante é saber hierarquizar estas necessidades, pois temos de dar prioridade às mais relevantes, como as primárias. Hoje em dia maior parte de nós têm recursos para praticar necessidades terciárias (são satisfeitas através de bens supérfluos) como por exemplo: ter a necessidade de usar jóias e ter também necessidade de ter tempos de lazer. Algumas das características das necessidades são a multiplicidade, a relatividade, a substitutibilidade. Quanto ao facto de vivermos em sociedade as necessidades podem ser individuais e coletivas. As necessidades individuais dizem respeito a cada pessoa (exemplos: respiração e a alimentação) e as necessidades coletivas decorrem da vida em coletividade (exemplos: saúde e justiça).


2. Qual das classificações acima estará mais relacionada com a Pirâmide de MaslowJustifica.

A classificação acima que estará mais relacionada com a Pirâmide de Maslow é quanto à sua importância primária, pois na pirâmide encontram-se as necessidades mais básicas que estão diretamente relacionadas com a sobrevivência, ou seja, são indispensáveis à vida humana. 

3. Qual das classificações acima estará mais relacionada com a Economia? Justifica.

A classificação acima que estará mais relacionada com a Economia é quanto ao custo. As necessidades podem ser não económicas e económicas. As necessidades não económicas são satisfeitas com bens livres, ou seja, bens que não têm valor. E as necessidades económicas implicam bens com valor maior que zero, coincidindo à falta de bens. As necessidades económicas são as que estão relacionadas com a Economia. 

4. A alimentação é uma necessidade individual, sentida por todos. Justifica.

A alimentação é uma necessidade sentida por todos pois é essencial para a sobrevivência e o bem-estar de todos os seres humanos. O consumo regular de alimentos fornece os nutrientes necessários ao funcionamento adequado do corpo, incluindo energia, vitaminas, minerais e proteínas. Além disso, a alimentação adequada desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças e na promoção da saúde geral. Portanto, a necessidade de alimentação é uma realidade inegável para todas as pessoas.

5. “A Revolução Digital em curso está a criar novas necessidades, mas menos empregos”. Comenta, referindo três exemplos.

A Revolução Digital está a criar novas necessidades e a modificar o mercado de trabalho de várias maneiras. A utilização da inteligência artificial é cada vez mais frequente (nas linhas de produção em fábrica são cada vez mais utilizados robôs, diminuindo a necessidade da mão de obra humana). Com a criação das criptomoedas a indústria de serviços financeiros está a passar por transformações significativas, embora isso tenha levado ao surgimento de novas oportunidades de emprego relacionadas a esse tipo de tecnologia, funções tradicionais como a contabilidade estão a tornar-se automatizadas, ou seja, mesmo que novos empregos sejam criados, a quantidade de empregos nas funções tradicionais diminui. Automação do atendimento ao cliente, para reduzir os custos das operações de atendimento ao cliente de uma empresa os donos dessa mesma optam por Chatbots e assistentes virtuais ao vez de empregarem pessoas.


50/50

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O conceito de Produtividade

Capital

A produção de bens e serviços - TPC