Lei dos Rendimentos Decrescentes

 1. Explica os seguintes conceitos:

- combinação dos factores produtivos

Os fatores produtivos são o capital, o trabalho e a tecnologia. Estes são fundamentais para realizar a produção de bens. A combinação dos fatores produtivos eficiente é bastante relevante para aumentar a produtividade (e também melhorar a produção). A combinação dos mesmos refere-se à maneira como os fatores produtivos são utilizados e combinados para produzir bens.   

- função de produção

Esta é a combinação dos dois fatores produtivos (trabalho e capital), utilizando uma determinada tecnologia ao longo do processo produtivo (é a combinação dos fatores produtivos). A função de produção é  uma expressão matemática representada pela seguinte expressão: Y= f(A,K,L), sendo L o trabalho, A a dada tecnologia, K o capital e y a produção. 

- factores de produção

Os fatores produtivos são: o capital o trabalho e a tecnologia (utilização de um dada tecnologia ). Estes fatores são precisos para a produção de bens/serviços.  

- complementaridade dos factores

 O trabalho e o capital são fatores que se complementam para produzir bens. A complementariedade aplica-se em situações em que o uso de um determinado fator implica o uso de outro.  

- substituibilidade dos factores

Há fatores que são substituíveis, isto é, pode-se substituir um fator por outro. O trabalho e o capital são fatores substituíveis. O fator trabalho pode ser substituído pelo fator capital e vice-versa. 

- o número óptimo de trabalhadores

O número ótimo de trabalhadores é o número anterior de trabalhadores antes da produtividade marginal ser menor comparativamente com o custo marginal. O número ótimo de trabalhadores é quando o custo do trabalhador adicional é inferior à produtividade marginal. Uma empresa que tenha uma produtividade mais elevada que o custo dos trabalhadores, ao contratar outro trabalhador vai ter uma produtividade com um valor menor que o custo do trabalhador.   

2. Distingue o curto prazo do longo prazo tendo em vista a produção.

Na combinação dos fatores produtivos é necessário ter em conta o fator tempo. 
Numa perspectiva a longo prazo o capital, o trabalho e a tecnologia variam. Estes fatores têm uma relação de complementariedade, pois ambos os fatores são precisos para o desenvolvimento do processo produtivo. Estes fatores, dentro de certos limites, são sucedâneos. Numa perspectiva a curto prazo, o único fator que varia é o trabalho. O capital e a tecnologia não variam (são constantes).  

3. Enuncia a lei dos rendimentos decrescentes.

 A produtividade marginal de um fator de produção decresce à medida que a sua utilização aumenta, mantendo-se constante a quantidade utilizada dos restantes fatores de produção. Se mantivermos constantes os restantes fatores produtivos, o produto marginal de cada unidade do fator de produção ficará mais reduzido com o aumento da quantidade utilizada desse fator.  

4. Define:
- Produto Marginal/Produtividade Marginal

O Produto Marginal/Produtividade Marginal é o produto adicional gerado por 1 unidade adicional desse fator, mantendo todos os outros fatores constantes. 

- Produto Médio/Produtividade Média

O Produto Médio/Produtividade Média é igual à produção total a dividir pelo total de unidades do fator de produção. 

5. Preenche a tabela que se encontra aqui, e constrói um gráfico que ilustre a relação entre a Produção Total, o Produto Marginal e o Produto Médio. Publica o link do ficheiro.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1_DIFlV-kI6J6Qkc7LMaF0j1FNVE3WNh6kis17ZDehUA/edit?usp=sharing


6. Observando a tabela construída no ponto anterior
.
a) Interpreta a linha correspondente ao trabalho = 3;

O número ótimo de trabalhadores a empregar é 3 (em T=3), pois corresponde ao valor máximo da produção marginal e igualmente ao máximo da produtividade média. Se a quantidade do fator trabalho aumentar e os restantes fatores permanecerem constantes, a partir de um certo ponto, a produtividade marginal vai começar a sofrer um decréscimo.
Na linha 3 o valor da produção total é de 140 toneladas, o produto marginal é de 60 toneladas e o produto médio é de 46,7 toneladas. Nessa linha observamos os maiores valores atingidos do produto marginal e médio com os valores já referidos em cima.

b) "Quando o produto marginal é decrescente, o produto médio também decresce". Justifica.

Quando o produto marginal é decrescente o produto médio também o é, pois o produto acrescido é menor ao médio o que força uma descida da média.

Quando o produto marginal é maior que o produto médio, isso tende a elevar o produto médio, porque cada unidade adicional está a contribuir mais para a produção do que a média atual. No entanto, quando o produto marginal é decrescente e menor que o produto médio, cada unidade adicional diminui a média, pois está a contribuir menos do que a média já estabelecida.

c) Identifica a coluna que expressa a lei dos rendimentos decrescentes.

A coluna que expressa a lei dos rendimentos decrescentes é de Produtividade Marginal. A coluna que expressa a lei dos rendimentos decrescentes é a coluna do Produto Marginal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O conceito de Produtividade

Capital

A produção de bens e serviços - TPC